COMPETÊNCIAS, ENTENDA
O QUE SÃO ELAS
Entendendo o que são competências
Entenda o que são competências e como o desenvolvimento delas através do Processo de Coaching Executivo, trará resultados extraordinários para sua empresa.
BENEFÍCIOS AO DESENVOLVER
COMPETÊNCIAS EM LÍDERES
A gente sabe que a força do Brasil vem do pequeno, nós conhecemos suas batalhas, por isso, nossas soluções cabem no seu bolso.
O que são competências
Por que sua empresa precisa
Benefícios para seu Negócio
Modelo de Competências
RESULTADOS COMPROVADOS E CONFIANÇA NA METODOLOGIA SLAC:






Uma competência é um conhecimento, uma habilidade e uma atitude compatível com o desempenho de uma tarefa específica. É também a capacidade de colocar este potencial em prática sempre que for necessário. ]uma competência implica uma ação responsável e reconhecida para agregar valor econômico a uma empresa e valor social ao indivíduo. Está relacionada, em último caso, à capacidade de entrega de um profissional.
Consiste em:
- Mapear as competências organizacionais de uma empresa;
- Identificar as competências necessárias para a execução de uma tarefa específica;
- Identificar as competências que o colaborador possui;
- Fazer o cruzamento das informações apuradas, identificando a lacuna de treinamento e o desenvolvimento necessário para o emprespario/líder/liderado.
A descrição dessas competências é parte essencial de uma boa gestão de Recursos Humanos. Além de ser o principal pilar de um Processo Seletivo, essa ferramenta está diretamente relacionada com o Plano de Desenvolvimento Individual, o qual tem como objetivo a criação de um plano de ação que busca o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador dentro da organização, bem como o aperfeiçoamento das competências necessárias para que este assuma o cargo almejado. Se bem implementada, a ferramenta mantém os funcionários motivados, realizando tarefas para as quais são competentes e consequentemente, reduzindo o turnover da empresa.
A seleção de colaboradores é sempre um grande desafio, principalmente por não envolver apenas conhecimento teórico, mas também habilidades comportamentais, como flexibilidade e maturidade para lidar com as mudanças do mercado, equilíbrio emocional, identificação com a cultura organizacional e motivação para fazer parte da empresa. Para assegurar a assertividade de um processo seletivo, esse deve fundar-se a partir de um Mapeamento de Competências.
Cada empresa é um caso único. Tudo dependerá do seu perfil de gestor, e da sua cultura empresarial. Nossa empresa possui expertise para conseguir implantar o Modelo de Competências da forma mais prática e assertiva possível:
- Serão realizadas reuniões e brainstorms, seguindo uma metodologia definida, para identificar as competências de que seu negócio precisa. Os debates serão com base na sua visão, nos seus valores;
- Assim que as competências necessárias forem estabelecidas, identificaremos os níveis ou indicadores em que elas poderão ser subdivididas;
- Depois, identificaremos as competências que os cargos e funções exigem.
A partir do momento que sua empresa tiver este processo, sempre que for realizado recrutamento e seleção, você poderá:
- Utilizar os testes e as entrevistas para avaliar e identificar as competências apresentadas pelos candidatos.
- Relacionar as competências que os candidatos já têm com aquelas que são necessárias para a vaga em questão; e selecionar o candidato que se mostrar mais adequado.
Além disso, o ideal é que, periodicamente, você:
- Avalie e identifique as competências que seus colaboradores possuem. Afinal, sempre há a possibilidade de realocar um liderado cuja competência for mais adequada a uma função que ele ainda não exerce.
- Procure também sempre realizar cruzamentos das competências necessárias com aquelas existentes; considere promover treinamentos e outros investimentos para desenvolver os liderados, diminuindo assim os intervalos de competência que poderão existir entre aquelas que possuem e as que o cargo demanda.
Sua equipe, se desenvolverá muito melhor, e você, alcançará resultados muito mais satisfatórios, sendo algumas das vantagens:
– Aprimorar as equipes orientando-as pelas competências necessárias aos diversos postos de trabalho; – Identificar os pontos de insuficiência, permitindo intervenções de retorno garantido para a organização;
– Gerenciar o desempenho com base em critérios mensuráveis, que podem ser observados diretamente;
– Aumentar a produtividade e maximizar os resultados;
– Mobilizar as equipes para assumirem a responsabilidade pelo próprio auto-desenvolvimento, transformando o processo em uma situação ganha-ganha: tanto seu negócio quanto os colaboradores têm suas expectativas atendidas;
– Reduzir gastos desnecessários de tempo e recursos. Afinal, evita-se que gerentes e colaboradores percam tempo em programas de treinamento que nada têm a ver com as necessidades da organização, e que não atendem às exigências dos postos de trabalho.
uma boa política nessa área, todos saem ganhando: sua equipe, que se desenvolve, e você, que alcança resultados melhores. Afinal, são inegáveis as vantagens proporcionadas
Quero saber mais sobre a criação
do Modelo de Competências
Entenda como funciona e implante no seu negocio

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