Tire suas Dúvidas

Tire suas Dúvidas

Tire suas Dúvidas

Nas últimas semanas, tenho recebido, através de minhas redes sociais, muitas dúvidas acerca de questões levantadas aqui ou em outros meios. Por isso, no artigo de hoje, vim sanar os principais questionamentos que recebo. Vamos lá?

O que é coaching?
Coaching é um processo de desenvolvimento humano que visa apoiar as pessoas no atingimento de metas (pessoais ou profissionais). Tudo é feito através de uma metodologia, com técnicas e ferramentas específicas de domínio de um coach.
O Coaching aumenta a percepção do indivíduo para que este consiga definir com clareza seus objetivos, compreenda quais os passos envolvidos e busque os recursos e as competências necessários para atingi-los.
O coach apoia ao coachee (cliente) a tornar-se a melhor versão de si mesmo. Ajuda-o a crescer, a pensar “fora da caixa”, por outro ângulo (de uma forma que teria muita dificuldade de o fazer sozinho). O cliente de coaching começa a ter um objetivo claro e verá sua vida além do que é hoje e a focar-se naquilo em que quer se tornar.

Coaching NÃO É mentoring, aconselhamento, terapia, formação ou consultoria. Trata-se, de um processo que, baseado nos próprios comportamentos, competências e habilidades do indivíduo. Ajuda as pessoas a encontrar suas próprias soluções, construindo, assim, o seu próprio caminho

Quem pode obter os benefícios de um processo de coaching?
O Coaching é indicado não apenas quando não se tem objetivos bem definidos, mas também para aquelas pessoas que, apesar de terem objetivos claros, não sabem como alcançá-los, não conseguem agir, desmotivam-se pelo caminho ou não estão a conseguir obter os resultados que esperavam. Também é indicado para pessoas que não possuem meta alguma e querem encontrar algo no que se dedicar. O Processo vai te ajudar a:

  • Aumentar a autopercepção e o autoconhecimento
  • Clarificar e definir metas claras e atingíveis
  • Identificar pontos fortes e fragilidades, assim como formas de lidar com elas
  • Identificar e superar obstáculos
  • Superar crenças limitantes
  • Criar um plano para atingir o seu objetivo
  • Manter o foco e a motivação
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores

Em que consistem as sessões de coaching?
O cliente (coachee) é quem define o seu foco de trabalho (o que ele quer melhorar na sua vida e quais os objetivos que quer atingir). Em cada sessão, o coach é um parceiro na jornada, encorajando o coachee ao seu autoconhecimento, a clarificar e definir metas, obter soluções e estratégias (geradas pelo próprio cliente) e a colocar-se em ação. Com isso o cliente vai, passo a passo, se aproximando do seu estado desejado (onde quer chegar).

Coaching é consultoria?
Não. Eles são bem diferentes, porém tem funções bem similares. Numa consultoria, o profissional contrato é um especialista em uma área específica e o serviço contratado tem o objetivo de alcançar metas e objetivos profissionais, empresariais ou pessoais.
Durante o serviço, este profissional vai utilizar o seu conhecimento e “bagagem” para orientar e aconselhar o cliente sobre como deve proceder.
No Coaching, ao contrário de um trabalho com um consultor,coach não dirá para o cliente o que ele deve fazer, nem apresentará as soluções que eventualmente a situação está pedindo. Na sessão de coaching o cliente será o responsável por tomar a melhor decisão diante da dificuldade que está enfrentando e deverá agir de forma organizada, bem planejada e sem perder o foco. Com isso, obterá grandes chances de identificar seus pontos fortes com rapidez e assertividade, potencializando seu desempenho e alcançando resultados muito satisfatórios. O coaching vai muito além de progredir os processos de uma empresa. Ele aprimora e potencializa o profissional, agregando valor ao seu trabalho, motivação, engajamento e performance individual e em grupo.

Ao invés de dar respostas, o princípio metodológico do coaching mostra que todos podem evoluir e superar bloqueios, por isso o coach investiga e desenvolve planos de ação factíveis para o cliente concretizar seus objetivos.

Coaching é terapia?
Não. A Terapia tende a fazer uso das experiências e dos sentimentos relacionados a eventos passados para tratar transtornos emocionais e comportamentais. Coaching não é terapia, mas tem efeito terapêutico. Pelo fato de, por exemplo, o cliente se sentir aliviado emocionalmente, pelo simples fato de “expor suas ideias” e ser recebido SEM JULGAMENTO. Coaching é um trabalho com foco em metas. Em alguns casos, Coaching e Terapia podem ser utilizados em conjunto, mas o trabalho sempre deverá ser feito por profissionais distintos e com suas devidas formações.

Bem, para não me estender muito, ficamos por aqui. Logo volto para tirar mais dúvidas!
Eu sou a Master Coach Karine Gallo e eu ajudo pessoas a conquistarem melhores resultados em suas vidas através da metodologia coaching.
Até meu próximo artigo e até mais!

Deixe seu Comentário

Nome
Seu E-mail
Website
Escreva aqui seu Comentário