O que é e o que não é Coaching?

O que é e o que não é Coaching?

O que é e o que não é Coaching?

Olá! Como vai?
Nos últimos dois meses, publiquei dois artigos nos quais mencionava receber muitas dúvidas através de minhas redes sociais, acerca de questões levantadas aqui ou em outros meios.  Hoje, trago a última série, solucionando as questões que me são enviadas. Vamos lá?

Existe Coaching em Grupo?
Não e Sim. Atualmente, no Brasil, você vê diversos profissionais vendendo Coaching em Grupo. O Coaching é um processo de desenvolvimento humano com o foco no alcance de metas, de forma individual. A ÚNICA ressalva é quando se trata de um TEAM COACHING, que seria um Coaching para uma equipe em específico que tenha uma MESMA META (empresarial). Muito cuidado: não existe coaching de emagrecimento em grupo, coaching de relacionamento em grupo, etc.

O Coach precisa ser especialista na meta do cliente?
Não! É até melhor que ele não seja, pois se for, correrá um grande risco de indui-lo a chegar numa conclusão que o coach julga correta. O Coach precisa ser ESPECIALISTA EM SER COACH, nada mais.

 Coaching é Programação Neurolinguística?
Não. Apesar de grande parte do processo de Coaching utilizar de muitas ferramentas da programação neurolinguistica, Coaching é um processo que visa ampliar a percepção do cliente com relação a metas e ao futuro. A PNL é aplicada também para o lado terapêutico (cura de traumas por exemplo) e para reprogramação mental (isso sim muito usado no processo de Coaching).

Sou empresário, preciso fazer um processo de Coaching?
“Todos precisam de um Coach” – Bill Gates.
Em uma entrevista Bill Gates respondeu isso, assim como todo grande atleta, qualquer pessoa que quer aumentar seus resultados e performance pessoal ou profissional precisa de um Coach e fazer coaching. 

Por que o Coaching é muito procurado por empresas?
O coaching, além do óbvio, apoia e encoraja os clientes a maximizarem seus investimentos, seja de tempo ou de dinheiro, este é o principal diferencial e por isso sou reconhecida.
Minha atuação em coaching está baseada em dois pilares fundamentais, organização e pessoas. Quando falamos de organizações, referimo-nos a valores, cenário atual e cultural, quando falamos de pessoas, a atuação segue um processo minucioso focado em comportamento, competências e inteligência emocional, com este método utilizado por mais de 40.000 mil pessoas em toda a América Latina, atuao na essência da transformação organizacional e humana.

Nossa empresa é detentora das melhores técnicas e práticas de coaching embasadas pelos melhores conceitos, por isso nosso trabalho surte efeitos em organizações e pessoas, tornando-as capazes de aplicar e trazer resultados mensuráveis para suas organizações. Nossa atuação acontece em conjunto para que você e sua organização obtenham os resultados desejados e, dessa forma, possamos maximizar o seu investimento de tempo e dinheiro. Seu resultado é o nosso compromisso.

Qual a origem do Coaching?
A história do coaching remonta a idade média, quando a palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram os profissionais que conduziam as carruagens (coche) até seu destino. O conceito de coaching mais próximo do atual surgiu por volta de 1830 na universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria.
Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios.
Durante os últimos trinta anos ou mais, o processo de coaching passou por uma modernização e importantes validações que comprovam sua eficácia. Quando começou a ser aplicado em algumas organizações, os benefícios foram notáveis e inegáveis no campo do aumento de performance humana, o que veio a maximizar os resultados de pessoas e organizações.

Este desenvolvimento por meio do coaching foi ainda mais necessário devido às rápidas mudanças de um mercado global. Então, simplesmente, modelos de coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das empresas e organizações em todo o mundo. Mesmo o observador casual vai notar que, agora, coaching para os pequenos empresários, empresas e instituições públicas está ampliando suas demandas em virtude de diversos cases de desenvolvimento já conhecidos pelo meio corporativo, e estes desenvolvimentos aconteceram em um ritmo extraordinário”. – Fonte: Sociedade Latino Americana de Coaching

Eu sou a Master Coach Karine Gallo e eu ajudo pessoas a conquistarem melhores resultados em suas vidas através da metodologia Coaching. Até meu próximo artigo e até mais!

Deixe seu Comentário

Nome
Seu E-mail
Website
Escreva aqui seu Comentário