Criação de Modelos de Competências

Conheça o que são competências e saiba como desenvolvimento delas pode alavancar o seu negócio.

COMPETÊNCIAS, ENTENDA
O QUE SÃO ELAS

Entendendo o que são competências

Entenda o que são competências e como o desenvolvimento delas através do Processo de Coaching Executivo, trará resultados extraordinários para sua empresa.

 

BENEFÍCIOS AO DESENVOLVER
COMPETÊNCIAS EM LÍDERES

A gente sabe que a força do Brasil vem do pequeno, nós conhecemos suas batalhas, por isso, nossas soluções cabem no seu bolso.

 

 

 

O que são competências

Uma competência é um conhecimento, uma habilidade e uma atitude compatível com o desempenho de uma tarefa específica. É também a capacidade de colocar este potencial em prática sempre que for necessário.

Por que sua empresa precisa

Permite tornar mais transparentes os critérios e os comportamentos que a organização valoriza e necessita para alcançar sucesso, em todas as áreas e níveis organizações.

Benefícios para seu Negócio

Através deste trabalho será obtida a profunda compreensão da natureza das funções e visão sobre o que realmente diferencia desempenhos, permitindo que seu negócio obtenha resultados significativos.

Modelo de Competências

Os modelos de competências são um dos pilares fundamentais da Estratégia de Recursos Humanos de uma organização.
RESULTADOS COMPROVADOS E CONFIANÇA NA METODOLOGIA SLAC:
Deloitte
Toyota
sabesp
microsoft
mitsubishi
itau-1

Uma competência é um conhecimento, uma habilidade e uma atitude compatível com o desempenho de uma tarefa específica. É também a capacidade de colocar este potencial em prática sempre que for necessário. ]uma competência implica uma ação responsável e reconhecida para agregar valor econômico a uma empresa e valor social ao indivíduo. Está relacionada, em último caso, à capacidade de entrega de um profissional.

Consiste em:

  • Mapear as competências organizacionais de uma empresa;
  • Identificar as competências necessárias para a execução de uma tarefa específica;
  • Identificar as competências que o colaborador possui;
  • Fazer o cruzamento das informações apuradas, identificando a lacuna de treinamento e o desenvolvimento necessário para o emprespario/líder/liderado.

A descrição dessas competências é parte essencial de uma boa gestão de Recursos Humanos. Além de ser o principal pilar de um Processo Seletivo, essa ferramenta está diretamente relacionada com o Plano de Desenvolvimento Individual, o qual tem como objetivo a criação de um plano de ação que busca o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador dentro da organização, bem como o aperfeiçoamento das competências necessárias para que este assuma o cargo almejado. Se bem implementada, a ferramenta mantém os funcionários motivados, realizando tarefas para as quais são competentes e consequentemente, reduzindo o turnover da empresa.

A seleção de colaboradores é sempre um grande desafio, principalmente por não envolver apenas conhecimento teórico, mas também habilidades comportamentais, como flexibilidade e maturidade para lidar com as mudanças do mercado, equilíbrio emocional, identificação com a cultura organizacional e motivação para fazer parte da empresa. Para assegurar a assertividade de um processo seletivo, esse deve fundar-se a partir de um Mapeamento de Competências.

Cada empresa é um caso único. Tudo dependerá do seu perfil de gestor, e da sua cultura empresarial. Nossa empresa possui expertise para conseguir implantar o Modelo de Competências da forma mais prática e assertiva possível:

  • Serão realizadas reuniões e brainstorms, seguindo uma metodologia definida, para identificar as competências de que seu negócio precisa. Os debates serão com base na sua visão, nos seus valores;
  • Assim que as competências necessárias forem estabelecidas, identificaremos os níveis ou indicadores em que elas poderão ser subdivididas;
  • Depois, identificaremos as competências que os cargos e funções exigem.

A partir do momento que sua empresa tiver este processo, sempre que for realizado recrutamento e seleção, você poderá:

  • Utilizar os testes e as entrevistas para avaliar e identificar as competências apresentadas pelos candidatos.
  • Relacionar as competências que os candidatos já têm com aquelas que são necessárias para a vaga em questão; e selecionar o candidato que se mostrar mais adequado.

Além disso, o ideal é que, periodicamente, você:

  • Avalie e identifique as competências que seus colaboradores possuem. Afinal, sempre há a possibilidade de realocar um liderado cuja competência for mais adequada a uma função que ele ainda não exerce.
  • Procure também sempre realizar cruzamentos das competências necessárias com aquelas existentes; considere promover treinamentos e outros investimentos para desenvolver os liderados, diminuindo assim os intervalos de competência que poderão existir entre aquelas que possuem e as que o cargo demanda.

Sua equipe, se desenvolverá muito melhor, e você, alcançará resultados muito mais satisfatórios, sendo algumas das vantagens:

– Aprimorar as equipes orientando-as pelas competências necessárias aos diversos postos de trabalho; – Identificar os pontos de insuficiência, permitindo intervenções de retorno garantido para a organização;

– Gerenciar o desempenho com base em critérios mensuráveis, que podem ser observados diretamente;

– Aumentar a produtividade e maximizar os resultados;

– Mobilizar as equipes para assumirem a responsabilidade pelo próprio auto-desenvolvimento, transformando o processo em uma situação ganha-ganha: tanto seu negócio quanto os colaboradores têm suas expectativas atendidas;

– Reduzir gastos desnecessários de tempo e recursos. Afinal, evita-se que gerentes e colaboradores percam tempo em programas de treinamento que nada têm a ver com as necessidades da organização, e que não atendem às exigências dos postos de trabalho.

uma boa política nessa área, todos saem ganhando: sua equipe, que se desenvolve, e você, que alcança resultados melhores. Afinal, são inegáveis as vantagens proporcionadas

Quero saber mais sobre a criação
do Modelo de Competências

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