Aprenda o Passo a Passo para Conquistar as Coisas que Você Quer

Aprenda o Passo a Passo para Conquistar as Coisas que Você Quer

Aprenda o Passo a Passo para Conquistar as Coisas que Você Quer

Por mais que existam algumas pessoas mais agitadas e outras mais tranquilas, todos temos sonhos ou metas que queremos alcançar não vida, não é mesmo?

Muitas pessoas tem o sonho da casa própria, algumas querem viajar e outras um emprego melhor. Tem as pessoas que querem emagrecer, outras abrir a própria empresa, faturar mais, saldar as dívidas, comprar um carro melhor, adquirir sua primeira moto, comprar uma bicicleta daquelas bem chiques para fazer trilhas, enfim. Eu tenho até uma amiga que o sonho da vida dela era casar (inclusive esse ano vai!). Poderia ficar aqui por páginas e páginas citando exemplos de sonhos e metas que as pessoas possuem. Não importa quais são. Se o sonho é importante para você é o que vale!

Bem, de nada adianta ficar apenas sonhando, não é mesmo? Temos que ir mãos à obra.

Hoje trago para você um passo a passo muito interessante para que seja possível traçar seus sonhos de uma forma objetiva e com estratégia. Além disso, estas dicas ajudarão para que você não somente trace o que você quer, mas que alcance, senão de nada vale, não é mesmo?

Quando eu atendo meus clientes em nossas sessões eu os auxilio a entender e a traçar metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo para serem cumpridas. Esta ferramenta é muito importante para que se tenha sucesso em quaisquer metas de nossas vidas e, até mesmo, de nossas empresas.

Uma meta S.M.A.R.T, irá abranger todas as fases de um planejamento de meta. Cada uma destas letrinhas, representará uma etapa que é de enorme importância para o alcance do seu sucesso.

Específica (S)
Em primeiríssimo lugar, ao definirmos uma meta ela precisa ser específica. O que quer dizer isso? Quer dizer que os objetivos devem ser muito claros.
Aqui, é necessário levantarmos o porquê queremos fazer isso, se existem mais pessoas que participarão desta empreitada ou se faremos sozinhos e o que é necessário para que ela aconteça.
Exemplo errado: Emagrecer
Exemplo de Meta Específica: Quero sair de 70kg para 50kg, eliminando, assim 20kg, podendo, assim, usar novamente o manequim que eu utilizava há dois anos atrás e ficarei muito mais feliz comigo mesmo.

Perguntas para lhe ajudar:

  • O que eu quero com essa meta?
  • Quem serão os responsáveis por ela?
  • Onde ela deve ser realizada?
  • Como ela será batida?
  • Por que ela existe?

Mensurável (M)
Segundo Peter Drucker, um dos grandes nomes da Administração Moderna, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.
Toda meta, precisa ter um indicador, ou seja, como vou conseguir mensurar (medir) isso? Se eu mostrar isso para alguém, esta pessoa conseguirá deixar isso tangível (palpável)? Qual o resultado esperado com a minha meta?
Por exemplo, se você tem o objetivo de chegar ao peso ideal, devemos ter um número. Você quer sair dos 70kg e pesar 50kg, isso é mensurável. Qualquer pessoa consegue notar.

Perguntas para lhe ajudar:

  • Quanto é o resultado esperado da minha meta?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-la?


Alcançável / Atingível (A)
De nada adianta querer alcançar um objetivo e ele for inalcançável. O objetivo deve ser desafiador, porém não adianta ser ilusório.
É alcançável você eliminar 20kg? Talvez seja, mas isso é alcançável em um prazo de 15 dias? Provavelmente não, então você precisa validar a questão tempo x meta. Caso não seja alcançável dentro deste prazo, você precisa criar uma submeta, que torne possível que você se aproxime da meta maior.

Para lhe ajudar:

  • Analise o seu histórico e diga se a meta é atingível
  • Converse consigo mesmo, com as pessoas, com os envolvidos ou a equipe para verificar se a meta é realizável

Relevante (R)
Quando você tem uma meta, precisa ter clareza se ela é relevante para você ou para sua empresa. O que essa meta vai te trazer de benefícios? Vale a pena investir tempo e esforço neste objetivo ou compensaria que você tivesse alguma outra meta na qual você iria se emprenhar até mais? Esta é a hora de verificar a relevância do que você está se propondo.

Tempo (T)
Um objetivo sem uma data, é só um sonho. É imprescindível que você defina uma data para realizar o seu projeto e, também, para que ele finalize.
Uma das coisas que acontecem quando você não estabelece o tempo, é você adiar o que precisa fazer. Na maioria das vezes, adiar vai causar culpa, desgaste, tristeza e insatisfação e acho que você não quer isso, não é mesmo?
Quando você estipula uma data, além de tudo, isso faz com que você leve a situação com mais seriedade, tendo muito mais chances de alcançar o objetivo.


REVISÃO DE UMA META S.M.A.R.T
Então agora é a hora de colocar em prática, não adianta só ler o artigo. Pegue um papel e escreva da seguinte forma:

MINHA META:
O QUE EU QUERO EM DETALHES (ESPECÍFICA):
COMO VOU MEDIR ISSO? (MENSURÁVEL):
ESCREVA AQUI COM FATOS E EVIDÊNCIAS PORQUE ESTA META É ALCANÇÁVEL E REALISTA (ALCANÇÁVEL):
POR QUE ESTA META É IMPORTANTE? O QUE VAI MUDAR NA SUA VIDA/EMPRESA QUANDO TIVER ISSO? (RELEVANTE)
QUANDO VOCÊ VAI INICIAR E QUAL O PRAZO PARA CONCLUIR? QUANDO DEVERÁ SER FINALIZADA? (TEMPO)

Caso você queira fazer um esboço envie para mim para discutirmos e vermos como posso lhe auxiliar. Você pode fazer isso através deste site ou então enviando uma mensagem em qualquer rede social que participo (Facebook, Instagram e LinkedIn).

 Eu sou a Master Coach Karine Gallo e eu ajudo pessoas a conquistarem melhores resultados em suas vidas através da Metodologia Coaching. Até meu próximo

Deixe seu Comentário

Nome
Seu E-mail
Website
Escreva aqui seu Comentário